segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Loucas por sapatos


Eles são irresistíveis. Têm curvas sensuais, formatos surpreendentes, cores provocantes, materiais inusitados. Melhor ainda: num mundo em que manequim acima de 40 parece uma anomalia, caem bem até em quem está acima do peso. Para muitas mulheres, comprar um par de sapatos é prazer capaz de aliviar demissão, dor-de-cotovelo, traição, coração partido e até algum desastre na cadeira do cabeleireiro. As egípcias, 3 000 anos antes de Cristo, já ornamentavam os pés com jóias. No Império Romano, as sandálias das imperatrizes exibiam (como hoje, aliás) tiras incrustadas com pedras preciosas. Um sapatinho de cristal (tremendamente incômodo, com certeza, mas quem é que vai se importar com isso numa hora dessas?) uniu Cinderela a seu príncipe encantado e desde então muitas mulheres viveram infelizes para sempre por não ter um igual. "Um belo par de sapatos faz a mulher se sentir tão poderosa que pode mudar totalmente a maneira como ela se porta", garante Tamara Mellon, presidente da empresa que fabrica os cobiçadíssimos Jimmy Choo.

Em termos bem objetivos, o sapateiro chique Fernando Pires, conhecido pelos modelos escancaradamente fetichistas, resume: "Eu procuro fazer produtos que seduzam as mulheres. Elas, por sua vez, vão seduzir seus namorados e maridos e causar inveja nas amigas".

http://veja.abril.com.br/especiais/estilo_2005/p_058.html

Curiosidades

* Tênis
, em suas origens, eram calçados exclusivos dos ricos que praticavam esportes. O primeiro modelo para o mercado de massa nasceu em 1917: o americano Keds.

*
Em Nova York, Imelda Marcos afirma ter visto uma sapataria com um cartaz dizendo "Há uma pequena Imelda dentro de cada uma de nós".

* O sapato da "Bela da Tarde", de Roger Vivier, foi recriado por Bruno Frisoni em 2004. O remake é decorado com pastilhas coloridas e se chama Madame Psy, numa referênica irônica aos antidepressivos.

* Marlene Dietrich nunca usava sapato claro com meia escura e vice-versa. Assim, suas famosas pernas ficavam ainda mais alongadas. A nossa Gloria falou sobre isso em um dos últimos editoriais.

* O sapato bicolor clássico Chanel foi criado porque a estilista considerava seus pés muito grandes. O truque dá certo mesmo: a ponta mais escura e o "corpo" mais claro parecem diminuir o calçado.

http://chic.ig.com.br/site/secao.php?materia_id=2629&secao_id=2

Nenhum comentário: