quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Sabor exótico do dia: lichia



Sempre tive curiosidade para saber que gosto tinha aquela frutinha de aspecto árido (a casca é seca e áspera) daí um vendedor de rua se atravessa no meu caminho, com aquele monte de frutas diferentes gritando: ME DEVORA! ME DEVORA! Esses vendedores de frutas nas ruas ainda vão me levar à falência ou a um aumento considerável de peso! hehehhehe Além de tri refrescante (lembra muito uva itália) a casca por dentro é muito bonita... será que consigo secar para depois fazer algum tipo de enfeite???


A lichia (Litchi chinensis) é um gênero botânico pertencente à família Sapindaceae.

Originária da China, onde é considerada a fruta nacional, a lichieira e uma árvore subtropical, semelhante à mangueira, com até 12 metros de altura e de grande longevidade. Há poucos séculos foi disseminada para outros países como Índia, Tailândia, Taiwan, África do Sul, Madagáscar, Israel, Estados Unidos (Havaí e Flórida), Vietnã e Brasil.

Devido ao seu belo porte, atraente formato, folhas verde escuro e permanentes e principalmente devido a beleza da frutificação a lichieira é a árvore favorita para os jardins de residência no Havaí, e em cidades da Califórnia.

Os frutos produzem em cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha, sendo fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa e de excelente sabor, lembrando ao de uva-itália e não é aderente ao caroço. Serve para consumo ao natural, e para o fabrico de sucos, compotas e ainda para a passa.

Nenhum comentário: