segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Pitombas do Piauí




Dia cheio de emoções: consegui minha primeira turma de Pt para estrangeiros e peguei ônibus sozinha (sem me perder nem nada!)!

Ando intrigada para experimentar os sabores das frutas do Cerrado, ainda não consegui, mas quando vi um moço com um carrinho vendendo frutas na rua não me contive (curiosidade pode matar!)! Várias frutas vindas do nordeste... ele me disse o nome de cada uma delas, óbvio que não conhecia nem te ouvir falar... acabei vindo pra casa com um punhado de pitombas.

Tem gosto de quê? De pitomba! Não sei explicar melhor, só sei que tem caroço demais pra polpa de menos. É gostozinho, mas não é algo pelo qual salivaria desesperadamente.

Essas foam as informações que encontrei na Wikipedia:

A pitomba, ("Talisia esculenta") é a fruta da pitombeira, árvore presente desde a região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste ao Rio de Janeiro, que chega ter até doze metros. Seus frutos são comestíveis, saborosos e muito consumidos tanto pelo homem como pela fauna. A pitomba possui em geral um a dois caroços revestidos por uma camada fina e suculenta, adocicada e um pouco ácida. Quando maduros, a fruta tem a cor laranja e em média cerca de três centímetros.

A multiplicação da pitombeira se dá por meio das sementes encontradas nos frutos.

Também conhecida como pitomba ou caruiri, a (Eugenia luschnathiana) é um fruto pequeno, arredondado, com folhas tomentosas, comestível e muito saboroso, facilmente encontrado em Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, estados do Nordeste do Brasil. É colhida de janeiro a abril. Muito rica em vitamina C, não é usada em preparações culinárias; seu consumo é melhor ao natural. A árvore que dá o fruto é também conhecida como pitombeira.

Estes frutos são comercializados nas feiras das regiões Norte e Nordeste no Brasil, muito procurados por pássaros e amplamente cultivados em pomares domésticos por todo o país.

Nenhum comentário: