sábado, 19 de dezembro de 2009

O que fazer com as sobras pré-festas?





Sempre vejo dicas para aproveitamento das sobras pós-festas, mas e o que fazer com aquelas coisinhas que ficam na geladeira antes de viajarmos? Junte tudo com arroz (o mais versátil dos alimentos) e crie um prato único! :)

O arroz rosado levou: arroz, manteiga (cujo sabor acabou sumindo), presunto, um pouquinho de leite (para aumentar a cremosidade), brócolis, gengibre japonês (em conserva, acrescentei depois do arroz cozido e o fogo desligado) e sal. Pois é, mas errei feio a mão no sal... eu conhecia as dicas de colocar pão adormecido ou batata para suavizar o sal... mas como estou limpando a geladeira não tinha estes ingredientes. E agora? Num momento de iluminação decidi adicionar um pouquinho de vinagre de maçã, e não é que resolveu?

O outro levou: arroz, óleo de milho, cebola, alho, e quando estava quase pronto acrescentei ricota, abobrinha e cenoura em cubos. Vocês me viram citar sal? Pois é, esqueci! E agora? Shoyo! Mais dois minutos da panela desligada e tampada e ficou prontíssimo para servir!

Medidas? Não sei! Sempre gostei de medir de olho.
Não tenho shoyo nem conserva de gengibre, e agora? Simples: use sal e tomate!

Outra dica. Sabe quando a banana fica madura demais e já não mais tão atraente esteticamente? Desperdício de comida? Nã, nã, nina, não! Descasque-a, corte ao meio, salpique com açúcar e canela e leve no forno convencional ou microondas brevemente para o açucar derreter e a sobremesa ficar perfumada. O prato, ainda quente, deve ser servido com iogurte natural ou (opção mais calórica) sorvete.

Aproveite sem culpa!

Nenhum comentário: