segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ecobags X sacola de plástico descartável


Ecobags são super fashion no Brasil desde uns dois anos atrás. Com a moda das tais ecobags as sacolinhas plásticas de "supermercado" passaram a ser condenadas como sendo a pior invenção da humanidade (na Europa os supermercados cobram uma pequena taxa por sacola!). Até que ponto isso é verdade?

Aqui em casa usamos as duas sacolas. Tenho uma "ecobag", que é ecológica por não ser descartável. Na verdade, o material dela é algum sintético desses, que não é nada mais nada menos do que outro derivado de petróleo. Essa sacola é daquelas que sacoleiros usam para carregar "ïmportados irregulares" (mas fofa, com estampa do Mickey! ;) A sacola do Mickey serve tanto pra viajar, quanto para fazer feira. Todo mundo tem uma bolsa em casa meio encostada que pode servir muito bem para reduzir a produção de excesso de plástico.

Ao mesmo tempo não acho as sacolinhas de plástico de "supermercado" totalmente dispensáveis, pelo menos por enquanto. Claro que quando vamos ao super tento colocar o máximo de coisas o possível na mesma sacolinha, até mesmo para não gerar um excesso de volume ao guardá-las em casa (espaço é algo muuuuito precioso - principalmente quando se mora em 25m²!). Em casa elas não são imediatamente descartadas, viram: saco de lixo, toca para abafar cabelo com creme, enchimento de almofadas, além de serem reutilizadas como sacolas mesmo! Outras ideias de como elas podem ser reutilizadas?

Além disso, já vi muitas ecobags de material sintético por aí (que são tão poluentes quanto plástico). Por outro lado, há muita gente fazendo ecobags a partir de sacolinhas de filme plástico prensadas (com ferro de passar mesmo!). Vamos dar uma olhada em ideias do que fazer com as que já temos por aí? O "tio Google" pode ajudar um monte nessa pesquisa!

Para os defensores radicais do banimento das sacolas de filme plástico tenho duas perguntas:

1) Será que ao invés de estimular ainda mais o consumo (tão fashion ter uma bolsa estampada "I'm not a plastic bag"), não seria melhor reavivar a campanha dos 3Rs (Reduzir, reutilizar e reciclar)?

2) Se o seu lixo doméstico não é coletado em sacos plásticos, como vocês o descartam?

Um comentário:

Lu Monte disse...

Mesmo a ecobag poluente na fabricação é melhor que a sacolinha de plástico, já que é retornável.

Minhas ecobags nem são fashion (exceto a da lareinamadre, que é nova). As duas primeiras são de tnt e foram compradas no pão de açúcar por 3 reais. Outra é feita de garrafas pet e foi presente da rede ecoblogs. :)

Respondendo:

1. Sim, 3R sempre. Não consigo me livrar de todas as sacolas (embora tenha reduzido em uns 80% meu consumo), mas as que tenho de pegar viram saquinho de catar cocô de gato. :P

2. Uso sacos de lixo fabricados com esse fim. São mais resistentes (evitam lambança na hora em que o lixeiro pega) e de tamanho maior. Em casa, um saco de 30 litros por semana é o suficiente para todo o lixo seco.