quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Qualificação" profissional

Quando há uma seleção de emprego o candidato sempre tem que apresentar seu currículo e referências. Geralmente quando "contratamos" um profissional liberal (médico, advogado, professor particular, dentista...) simplesmente confiamos nas indicações ou na sorte mesmo. Há algum tempo resolvi mudar esta situação na minha vida e agora sempre pergunto qual a formação básica destes profissionais, pode até parecer indelicado, mas é o mínimo que (nós consumidores/contratantes) precisamos saber.

Hoje fui ao dentista para fazer um orçamento de aparelho. A consulta foi marcada com o dono da clínica, mas quem acabou me atendendo (com 40 minutos de atraso!) foi outra ortodontista (já dava pra desconfiar da seriedade do lugar). Em seguida fui encaminhada para a sala da administração onde receberia o orçamento e informações gerais. Enquanto eu aguardava comecei a prestar atenção à parede cheia de diplomas do tal dono da clínica, para minha enorme surpresa acabei me deparando com um certificado de conclusão do ensino médio nos Estados Unidos!

Após o choque inicial surgiram algumas perguntas:
* Em que ter feito o ensino médio no exterior qualifica um profissional de saúde? Se fosse a graduação ou algum tipo de especialização eu entenderia.
* Será que esta pessoa que se diz profissional de saúde é tão pouco qualificada que precisa encher uma parede de diplomas (de seja lá o que for!) para autoafirmar sua autoestima?
E a dúvida que me afligiu mais profundamente:
* Será que ninguém lê nem se preocupa MESMO em saber quem são os "profissionais" que estão interagindo intimamente com seus corpos e mentes?

Neste momento tenho um sentimento: MEDO!!!

Nenhum comentário: