quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Mulheres Boazinhas não Enriquecem - livro


Nice girls don't get rich - 75 avoidable mistakes women make with money
Autoria: Lois P. Frankel
Tradução: Dinah de Abreu Azevedo

pp.91-92 - Morar juntos antes de discutir as finanças
Você têm que conversar sobre 1) quem é dono do quê, 2) quem vai pagar as dívidas feitas pelos dois e 3) como é que vocês vão dividir as despesas da casa. Pode parecer pouco romântico agir dessa maneira, mas é racional. (...) Na maioria das relações afetivas existe desigualdade em termos de ganhos, e simplesmente não é justo nenhum dos dois viver além dos seus recursos.

p.103 "Quem disse que dinheiro não traz felicidade simplesmente não sabia onde fazer compras." - Bo Derek

pp.104-105 O que torna o controle dos gastos tão difícil é mais ou menos o que faz do controle alimentar algo tão complicado. Você tem de comer, de modo que é pouco provável que pare totalmente de se alimentar ou ignore a comida por completo. Ela está sempre diante de você, dessa forma você precisa controlar o que come, tem de exercer sua força de vontade. E a comida realmente nutre e sustenta, portanto ela não é algo ruim. O mesmo se aplica aos gastos. Há coisas que você precisa realmente comprar, mas durante o processo vai ver coisas de que não precisa, mas que gostaria de comprar, e aqui também a força de vontade tem de entrar em cena. Gastar também não é algo ruim. Tudo depende de como você gasta. Assim como apenas uma dieta ou força de vontade não vão ajudá-la a se livrar dos quilos que precisa perder, só um orçamento equilibrado não vai fazê-la ficar rica. (...) Não se trata de se abaster por completo de gastar dinheiro, trata-se de gastar de forma planejada, (investir) e gastar com sabedoria.

No livro é mencionado um investimento que é "ações da UPS" alguém sabe me dizer o que é isso?


p.145 "Não se case por dinheiro. Fazer um empréstimo sai mais barato." - Provérbio escocês


p.149 Quadro de despesas mensais:


Poupança/investimento 10% ou +


Hipoteca/aluguel 25-40%


Despesas da casa 8-15%


Alimentação 10-20%


Carro/transporte 15-25%


Gastos com saúde 8-15%


Roupas 3-5%


Pessoais diversos 5-10%


Dívidas pessoais (financiamentos, empréstimos pessoais...) - de 5%


p.172 Aprenda o básico em matéria de dinheiro: vá com calma e instrumentalize-se.


p.181 Não pense que sua primeira casa tem que ser a última.


pp.222-223 Estabeleça limites de tempo. Há um ditado segundo o qual o trabalho se amplia para tomar toso o tempo disponível. Seja clara sobre a quantidade de tempo que você pode gastar com seus pacientes, clientes, colegas ou fregueses e ainda conseguir ganhar dinheiro. Oferecer um serviço de qualidade superior não significa desperdício de tempo e recursos. Não é quantidade de tempo gasto que importa, e sim a qualidade do tempo que você emprega com os outros que faz diferença. Se a sua consulta é de trinta minutos, não ultrapasse trinta minutos. Além de possibilitar que você cumpra sua agenda e atenda o maior número possível de clientes por dia, essa medida faz com que todas essas pessoas a quem você serve saibam uqe está igualmente preocupada com o tempo delas e não as deixa esperando.


p.225

*Não participe de discussões sobre honorários ou preços.

*Considere o quadro geral. (...) as pessoas não pagam pelo seu tempo, pagam pelos seus conhecimentos, que são resultado de sua experiência e formação.

*Procure obter lucros com toda venda. (...) Você não vai querer cobrar de uma amiga ou parente o preço de mercado de um artigo, mas ele ou ela também não devem esperar pagar o preço de custo por ele.

*Não se esqueça dos ajustes relativos ao custo de vida. (...) "Se eu não me der um aumento, quem é que vai dar?"

*Considere a possibilidade de trabalhar de graça ou de fazer uma doação.

Nenhum comentário: