segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Guarda do Embaú - dia 3




Entre a Guarda e a Pinheira não dá nem 20 minutos caminhando... isso se for pela estradinha reta... se o espírito aventureiro falar mais alto e o desejo de explorar belas paisagens estiver em alta... não cronometrei mas levamos mais de duas horas andando pelo meio do mato, subindo e descendo colinas, molhando os pés em água salgada... centrinho da Guarda, trilha no mato atrás da praia do Evory, chegamos pelo mato na Prainha, parada para ver uma piscina natural, Vale da Utopia, Praia do Maço, Pinheira, Praia de Cima e Praia de Baixo.


Depois do almoço (no final da tarde) pegamos a trilha novamente rumo à Prainha. Nova aventura: pesca de siri. Pra mim é caça, tem que sair correndo atrás do bichinho com uma rede em punho! Os crustáceos só aparecem depois que o sol se escondeu faz tempo... muitas risadas depois foi hora de voltar, no escuro, pelo meio do mato, pela beira do mar... nunca imaginei que uma lanterna fosse tão preciosa! O balde estava cheio mas as surpresas ainda não haviam acabado...
Vimos uma pedra que dizem ser o túmulo de um jesuíta e embaixo dela, diz a lenda, já foi encontrado ouro. As vaquinhas que durante o dia pastam tranqüilamente pelos morros, à noite descansam placidamente sobre a areia morna na frente do Bar do Evory! Nós levamos siris para casa, mas no caminho de volta tivemos que ter cuidado para não acabar pisando nos caranguejos que abundavam por ali!
Comer os bichinhos? Só no dia seguinte!


Nenhum comentário: