domingo, 20 de julho de 2008

Montevideo: city tour



























Plaza Matriz / Plaza de la Constituición
18 de julho é o grande feriado nacional (por isso que tudo tava fechado quando chegamos!) a data da assinatura da constituição deles.

Plaza Independencia - tem uma baita estátua do Artigas
O Palácio Salvo é considerado o primeiro arranha céu da América do Sul
Puerta de la Ciudadela - coberta para restauração mas tudo bem... Montevideo já foi uma cidade fortificada.
Parliamento - o prédio por dentro é um show a parte... mas tava fechado!

Barrio Tres Cruces - bairro chique onde nasceu José Beloni (um dos escultores mais iomportantes do país hoje em dia) que era filho de um jardineiro. Iglesia de las Carmelitas - "pequena Notredame" pretensa réplica feita no início do século XX.
Barrio Salud - é onde ficam 90% dos hospitais...

Barrio Prado - Estadio Centeario y Parque del Prado - José Beloni (escultor)

Punta Carretas - Rambla, é assim que chamam o calçadão beira-mar/rio
Mercado del Puerto - é um grande centro de lugares para comer (revitalização do porto)! Mas como é um lugar turístico é claro que há "artesania" do lado de fora. Resolvemos comprar uns pingentes feitos de resina com flores secas... o artesão, tri gente boa, ficou de papo por muito tempo... o mais legal foi ele conhecer o Chipre (país de origem da minha amiga) e o principal tenista de lá... mais uma hora de conversa! Ahhh claro que ele compartilhou conosco a paixão dele pelo Peñarol!
Almuerzo Don Garcia: chivitos + medio y medio + Zilertal - quando estávamos prontas para sair um casal de uruguaios (montevidinos?!) sentou-se na mesa ao nosso lado e começaram a conversar conosco e lá ficamos por mais pelo menos uma hora! !Muchas risas e sonrisas!

Teatro Solís - pena que tava fechado para visitação... a fachada já foi interessante...

De noite "El Milongón"o show tradicional com as danças uruguaias! Maravilhoso! Mas... esquecemos de levar máquina fotográfica! Heheheheh
De Montevideo a impressão que fica é: a cidade é limpíssima, segura (com excessão da área do porto as pessoas caminham tranquilamente altas horas da noite... inclusive casais namoram sentados nos muros em ruas calmas!), a arquitetura é marcante (ao mesmo tempo que há muitos prédios centenários aos poucos prédios modernos começam a ser erguidos), as pessoas são de uma gentileza ímpar e ao mesmo tempo há muita gente pedindo "monedas" mas não vimos pessoas sujas ou maltrapilhas. Amei!
Gostaria de voltar pra poder caminhar com calma pelas ruas, ver as centenas de pequenas praças que pululam pela capital, entrar nos vários museus, tomar mais umas garrafas de Pomelo (refrigerante nacional), bater papo com os artesãos...

Nenhum comentário: